No dia 27/6, as turmas do 6º e 7º anos participaram de uma aula fora da escola muito divertida. A turma seguiu em direção a estrada da Barreirinha observando as residências, a cachoeira e, principalmente, a grande poluição presente na área.
Na cachoeira da Lage, os alunos tiveram contato com a sirene que toca em momentos de perigo das temidas trombas d’água e aproveitaram para observar diversos fatores ambientais do local com a orientação das professoras Esther, Mariana e Titi.
No retorno, as turmas lancharam e brincaram na Praça Paulo Terra. Ainda na praça, os alunos foram convidados a representar na forma de pintura as paisagens que mais chamaram a atenção de cada um.
Nesta atividade, os alunos puderam ser com outro olhar o que temos em nossa cidade.
A proposta foi levantada com o intuito de trazer a consciência dos alunos a importância de cuidar do meio ambiente. Escolhemos realizar essa caminhada em junho, devido o dia mundial do meio ambiente (05/06) ser comemorado neste mês. As disciplinas de arte, espanhol e ciências se engajaram nesse projeto, trabalhando durante o mês a reciclagem, os 5R’s da sustentabilidade, o tempo de decomposição dos materiais, o destino correto do lixo, confecção de papel semente, e pintura artística. Foi orientado aos alunos que devemos ser responsáveis no descarte do lixo como assim também podemos aproveitá-los para evitar o problema do acúmulo de materiais despejados no planeta. As questões ambientais devem ser pensadas tanto na escala local, como em escala global, pois afetam as pessoas não só em seu cotidiano mais próximo, mas também no cotidiano do planeta como um todo.
No passeio os alunos se despertaram e por conta própria recolherem o lixo que encontraram pelo caminho, a fim de lhes dar um destino adequado. Eles foram estimulados a fazerem as suas próprias observações, além de estarem em contato direto com a natureza.
Portanto, podemos concluir que somos diretamente responsáveis pelo lixo que produzimos e temos o dever de encontrar soluções para que tais residuos deixem de agredir o planeta em que vivemos.