No dia 12 de agosto de 2017, mais de 600 crianças, após passarem por uma triagem nas escolas, fizeram parte da peneira do Fluminense em Japeri. Estes meninos participaram de uma avaliação que lhes daria a oportunidade de participar de uma seleção para uma vaga na base do Fluminense.
Segundo a Secretária de Educação, Roberta Bailune, há talentos nas escolas e na comunidade. Esta ação dará aos munícipes, que têm o dom para jogar futebol, a oportunidade de tentar uma chance.
Os meninos estavam muito otimistas, embora soubessem que não haveria lugar para todos. Mesmo assim, participaram ativamente em busca da realização de seus sonhos.
O Secretário de Esporte, Celinho também comentou que esta é uma oportunidade que não havia antes na cidade de Japeri.
Thiago Lopes, observador técnico do Fluminense falou que o trabalho de captação é um trabalho que vem sendo desenvolvido há bastante tempo e é um trabalho que tem muita força dentro do clube. O Fluminense vem contribuir no desenvolvimento dos sonhos deles.
Nesta primeira etapa, serão observados e selecionados alguns dos meninos que posteriormente passarão por uma nova seleção de avaliação na base do Fluminense.