Produção de texto
Tema: Os maiores emissores de dióxido de carbono do mundo.
O infográfico acima mostra os maiores emissores de gás carbono do mundo, onde a China vem em primeiro lugar, logo após vem os Estados Unidos em segundo lugar. A China ultrapassou os Estados Unidos em 2007, sua economia é baseada no carvão, por isso ela procura uma solução para diminuir o uso do gás carbônico. Um dos motivos para esses países usarem essa grande quantidade de gás, se dá pelo fato deles usarem gás carbônico e outros gases poluentes para a fabricação de produtos para a exportação.
O gás carbônico é um dos gases de efeito estufa e é utilizado por alguns organismos vivos para realizarem fotossíntese, que é um fator muito importante para a manutenção da vida. Também é utilizado pelos seres humanos na área industrial, só que o seu uso excessivo é prejudicial para o planeta.
O efeito estufa retêm uma parte do calor do sol, o que faz com que a Terra fique aquecida, só que com a alta liberação desse gás e de outros gases poluentes na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis, do desmatamento e das queimadas, o calor na Terra vai aumentar pois eles vão reter mais calor do Sol, levando ao Aquecimento Global. Com o aumento dessa temperatura pode ocorrer o derretimento das geleiras, o alagamento de cidades litorâneas, a extinção de animais, entre outros problemas.
Uma das coisas que podemos fazer para diminuir o Aquecimento Global é diminuir o desmatamento, a emissão de gases poluentes, plantar mais árvores, entre outras coisas. Também foi assinado um acordo para combater esse aumento da temperatura, o Acordo de Paris, onde os países se comprometeram em diminuir a emissão de gases poluentes (como o gás carbônico) para que a temperatura da Terra não passe de 1,5°C, no entanto, como vimos no infográfico eles não estão cumprindo com o acordo, o que vai ser prejudicial para a geração futura.