Debate e ação:
Como testemunhamos no último ano,o coronavírus é extremamente perigoso, contagioso e letal,e, como se já não fosse o bastante, nas semanas que passaram, vivemos um cenário pior ainda: uma nova mutação, ainda mais contagiosa chega ao Brasil.
As cidades do Norte estão passando por um verdadeiro caos, como no início da pandemia, e a pergunta que fica é: O que fazer para mudar isso?
Alguns defendem o uso do Lockdown, e, para quem não o cumprisse, a aplicação de punições, como multas, com valores variados de acordo com a infração cometida; mas, isso levanta outras dúvidas: Será que à essa altura, faria diferença o uso do Lockdown? Já estamos tão acostumados com essa realidade, que alguns especialistas dizem que não mudaria a situação.
Há também quem defenda a “imunidade de rebanho” que consiste em expor a população ao vírus, para que o seu próprio organismo crie anticorpos, mas, assim como o método dito acima, ele também tem suas ressalvas, considerando que parte da população poderia não resistir ao vírus antes mesmo de criar defesas contra ele.
Independente do método escolhido por cada cidade, é nosso dever como cidadão cuidar da nossa saúde individual, assim, contribuindo também para a saúde das outras pessoas (saúde coletiva) com simples atitudes, como o uso do álcool em gel e das máscaras de proteção.